sábado, 4 de julho de 2009

Historia da Igreja Matriz de Santo Antonio

Alessandra Ribeiro e Lorrany Raícy












Foto: Sara Soares


A Igreja Matriz de Santo Antonio é um importante patrimônio cultural de Grão Mogol, não só pela sua beleza em estilo barroco, mas por ter sido construída por escravos. Representa o símbolo da cidade e retrata séculos da historia local.


A igreja Matriz foi construída na segunda metade do século XIX, por escravos cedidos por vários Senhores da região. Segundo o historiador Geraldo Ramos Fróes, “o único documento que existe referente à construção encontra-se na 1º pagina da ata que esta na Câmara Municipal da cidade”, conta. Os documentos foram queimados pelo prefeito da época, pois ele achava que não era nada “alem de lixo”, mas não sabem se haviam documentos da igreja, mas desde então nada mais foi encontrado.


Outra curiosidade da Igreja Matriz de Santo Antonio é que em 1921 a torre principal caiu devido a falha no material que foi utilizados por eles, mas em 1922 a reergueu novamente.


A Igreja é considerado Bem Tombado pela Lei Municipal nº. 347/97 de 09 de abril de 1997. A Matriz foi edificada toda em pedra e a imagem de Snto Antonio, padroeiro da localidade, ocupam o nicho no altar-mar.


A professora de História da E.E. Professor Bicalho, Valkuíria Andrade, disse que já houve tentativa de incluir Grão Mogol no Caminho do Ouro, mas devido a falta de documentação não pode ser incluso. “Foi um erro, pois agora em Grão Mogol nem história mais existe”, lamenta.

Nenhum comentário: